segunda-feira, 11 de março de 2013

Pittsburgh Law and Bowling Party


“Isto não é um programa de televisão”. Foi assim que a acusação começou por se dirigir ao júri. A sério? Nenhuma ficção superaria aqueles péssimos fatos e piores gravatas. A juíza serena. O acusado a entrar algemado na sala, a polícia detetive muito gira a testemunhar. Um caso de droga, de prova difícil, pareceu-me. O réu era essencialmente cúmplice, guiou um carro que levou um traficante de droga para uma transação que era, afinal, uma operação da polícia, em que a detetive gira se fazia passar por consumidora de heroína.

Ok, agora alguém vai dizer “corta”. Foi o nosso coordenador em Pittsburgh, que nos tirou dali para um almoço com Joe Williams, um juiz afroamericano, neto de um antigo contínuo do tribunal. Estudou em Harvard com uma bolsa de estudo, teve um negócio de cães de competição que o fazia viajar várias vezes por ano à Alemanha, comprou e vendeu propriedades, foi essencialmente um homem de negócios, até ser desafiado por um juiz para concorrer. To run, verbo dinâmico. É também um dos últimos adeptos dos Pirates, a equipa local de baseball que, numa cidade que é só desporto, não ganha nada há vinte anos. E um democrata.

Mas estava na altura de sermos expostos ao mundo real que nos parece irreal. Em estágio por entre bairros elegantes e outros mais ou menos degradados de pequenas casinhas com as bandeiras no alpendre fomos ao encontro do congressista republicano a ouvir aqueles programas de pessoas zangadas com um Presidente eleito duas vezes. Nos intervalos, publicidade a investimento em ouro, aparentemente a única coisa que vai valer quando o fim do mundo chegar. O apocalipse é coisa para o António Sala.

O congressista aguentou-se e nós também. As convicções de todos mais ou menos intactas seguiram para uma noite de bowling. E foi lá que reencontrei o melhor republicano de sempre. Hello, Archie Buncher, chega de saudade.


 

Um comentário:

  1. I know I said Archie Bunker could have been a Democrat in the '70s. But still, you are right. He's a Republican. Mixed marriage! Edith is a Dem. Here is the proof:
    http://www.youtube.com/watch?v=7fqCS7Y_kME#t=0m47s

    ResponderExcluir