terça-feira, 5 de março de 2013

o chapéu branco


Há 20 anos que o professor Gary Weaver, da American University, fala com os bolseiros europeus sobre os valores europeus e norte-americanos.
 Os europeus olham o mundo a partir do modelo de uma tragédia grega. A partir dessa perspetiva, há coisas boas que acontecem a pessoas más, há pessoas más que fazem coisas boas, às vezes. É angustiante. A angústia acrescento-a eu. Nos países do Norte da Europa, disse ele, os filmes mais vistos são tragédias. Já os norte-americanos, que adoram um ‘melodrama’ e, dentro deste género, um ‘melodrama de cowboys’, reconhecem perfeitamente quem são os bons e os maus. Os bons usam chapéus brancos e os maus pretos. Desconhecia este código cromático, mas quando ele referiu que todos os políticos norte-americanos são fotografados com um chapéu de cowboy branco, percebi que tinha a coisa cá dentro, mas não sabia.
Eles querem ser um cowboy. O homem que resolve as coisas sozinho, o tipo que faz. Mas então onde fica o Rick de “Casablanca”? Há tragédia, ali. Bogart é espesso, tem muitas camadas, e é o mais norte-americano que eu pensava existir. No final, já ultrapassada a fase da metáfora cinematográfica, já um bocadinho a despropósito, coloquei a pergunta, mas  não havia tempo para grande desenvolvimento. Ainda assim, o professor Weaver reconheceu: sim, Bogart em “Casablanca” não é nenhum John Wayne, não senhor.


 
O Lincoln Memorial é ainda mais esmagador do que antecipava. A escala, o silêncio, o frio da pedra. A escala.

3 comentários:

  1. eu, na minha simplicidade, estava agora tentando lembrar se já vi alguma foto do Obama com chapéu branco...

    ResponderExcluir
  2. eu acredito :)

    mas, ó o que apareceu pra mim pesquisando no google (destaque para ele usando chapéu preto no segundo plano, hehe) https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&q=barack%20obama%20white%20hat&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.&bvm=bv.43287494,d.eWU&biw=1366&bih=674&wrapid=tlif136265543247321&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=uHg4UYTgKIPk9ASM7YCgAQ

    ResponderExcluir