terça-feira, 19 de março de 2013

cuidado com o que desejas

 
Se em Pittsburgh as batatas fritas estavam em todo o lado – dentro das sanduiches e até nas saladas -, em Montegomery, Alabama, tudo é frito. A segunda pele crocante é tao omnipresente nos alimentos quanto a consciência dos locais do quão pouco saudável é a maravilhosa cozinha sulista. Outra coisa de que me apercebi rapidamente foi a constante referência à comida como uma coisa divertida. Não percebi bem ao que se referiam até que provei uma das especialidades: galinha grita com waffles. Nada aborrecido, de facto. Prato principal e sobremesa juntos num final muito feliz, muito pesado e sempre acompanhado de uma sessão de autoflagelação. Antes de meter alguma coisa à boca já tinha ouvido dezenas de vezes o mal que aquilo me ia fazer.
Mas eu estava em boas mãos. A ansiedade que a estadia em casa de uma família me provocou antes de chegar devia-se sobretudo à comida. Imaginava-me a ter que educadamente engolir todo o género de coisas fritas ao pequeno-almoço, almoço e jantar. Chama-se a isto preconceito.
Os Tumbler não só gostam de cereais Special K ao pequeno almoço, como são convertidos desportistas. Convertidos mesmo, daqueles que pensam que têm que ser muito bons praticantes e ainda evangelizar os outros. Ao segundo dia, com duas semanas de pouco sono e alguma extravagância alimentar nas pernas, estava a participar numa prova de dez quilómetros. Ao meu lado, a Katherine, grávida de seis meses e meio, fez o favor de correr ao meu ritmo. 

Um comentário:

  1. eles usam óleo de soja para fritar?

    ps. tá sendo um prazer acompanhar esses seus pequenos relatos, os detalhes pitorescos e tudo mais

    ResponderExcluir